sexta-feira, 22 de novembro de 2013

3. CÍRIO: Cultura-Lenda da Cobra Grande e o Círio de Nazaré

SIGNIFICADO DA IDENTIDADE CABOCLA NO CÍRIO DE NAZARÉ (PARÁ)
Cultura-Lenda da Cobra Grande e o Círio de Nazaré: Virgem Maria de Nazaré Eleita Protetora do Caboclo Contra a Cobra Grande.

Bonifácio Cabral de Melo Neto[1]
RESUMO: O presente trabalho objetiva discutir a partir da cultura material e imaterial a identidade cabocla no Círio de Nazaré. Considerando a categoria cabocla na ótica de que a mesma, embora sendo marginalizada no processo de modernização da Amazônia, tem sua participação efetiva na construção de cultura típica da Amazônia. A festa do Círio de Nazaré é o período de manifestação da cultura do personagem caboclo e que se observa a grande participação e aceitação da identidade do homem amazônico, bem como toda a simbologia da festa. A tese do negar-se, não é vista, o celf  é manifestado.

PALAVRAS-CHAVE: Categoria Cabocla, Identidade, Cultura, Círio de Nazaré e Significados. 

INTRODUÇÃO
O tema “Significado da identidade cabocla no círio de Nazaré Belém-Pa”, remonta ao momento da história do Séc. XIX, onde a elite brasileira usou as teorias estrangeiras do que seja “raça”, que chegam ao Brasil “alertando” quanto aos sérios problemas que a mestiçagem causaria ao Brasil, no sentido degenerativo e de inferioridade dos povos, considerando assim um Brasil mestiço destinado ao insucesso e classificando o resultado dessa mistura de raças, ditas como inferior. Da Matta (1990) especula se o preconceito ou o racismo do Conde Gobineau realmente acabou no Brasil.


“... confirmação cientifica da preguiça do índio, melancolia do negro e a cupidez e estupidez do branco lusitano, degredado e degradado. Tais seriam hoje os fatores responsáveis, nesta visão tão errônea quanto popular, pelo atraso econômico-social que, entregue a si mesmo, só poderia degenerar-se. Ouvindo tais opiniões tantas vezes, eu sempre me pergunto se o racismo do famoso Conde de Gobineau está morto!...” (DA MATTA, 1990.p.59).


Vê-se, então, nesta fala de Roberto Da Matta, uma certa continuidade do racismo aliado ao degenerativo e a uma visão pessimista que incorpora uma rotulação de negatividade atuante sobre o eu do homem brasileiro.
Gobineau, na sua obra A Diversidade Moral e Intelectual das Raças, citada por (Da Matta, 1990, p.72 apud Gobineau, 1856, p.95-96), apresenta a concepção de superioridade branca e a sua visão determinista.
            Quanto à Identidade cultural, Hall (2005) propõe três concepções de identidade, a partir do conceito de sujeito: a) sujeito do Iluminismo, b) sujeito sociológico e c) sujeito pós-moderno. Segundo Hall (2005), o sujeito do Iluminismo era individualizado. “O centro essencial do eu era a identidade de uma pessoa e estava centrada no ‘interior’ do sujeito, nascia junto com ele e permanecia a mesma ao longo de sua vida”. René Descartes é o filósofo “criador” do sujeito cartesiano – racional, pensante e consciente - era o sujeito do Iluminismo. O sujeito sociológico, ao contrário, não era mais um ser auto-suficiente. Refletindo a concepção do mundo moderno, sua identidade era “... formada pela interação do eu individualizado e a sociedade...” (Hall, 2005, p. 11), pela interação do “interior” (mundo individual) e do “exterior” (mundo público).
Assim, o sujeito pós-moderno assume identidades diferentes durante a trajetória de sua história. O indivíduo fragmenta-se em diversas identificações, diferentes papéis, que são definidas historicamente. Tal indivíduo, ao deparar-se diante de situações e representações culturais diferentes, confronta-se com uma multiplicidade de identidades diferentes.
Neste trabalho, pressupõe-se de que o “eu” do individuo possua integridade e consiga conduzir-se à multiplicidade étnica recorrente de circunstâncias de perda e ganho (Cardoso de Oliveira, 2002), mais propriamente dizendo que, o mesmo possa manter íntegro o eu, assumindo várias identidades: “Ei-la: na multiplicidade de identidades que uma pessoa pode assumir, como essa pessoa pode manter a integridade de seu Eu? ...” (Cardoso de Oliveira, 2002, p.12). Essa definição é importante para se entender a flexibilidade dos limites que marcam as diferenças de grupos e sujeitos, dentro de um contexto étnico, e os papéis que desempenham, conforme as circunstâncias, precisando destacar a separação entre o “Eu e a identidade ou as outras identidades que ele pode abrigar” (apud Sökefeld, 1999, p.13).
O nome que se pode dar neste processo negociador entre os eu’s e as identidades  é de mecanismo de renúncia, “Identidade renunciada”.  O termo é tratado por Erikson (apud, Erikson, 1968), que sugere a negação, ou melhor, a renúncia da identidade para a adaptação, e a conformidade dirigida pela práxis do momento ou pelas circunstâncias, podendo ser a qualquer tempo invocado e revivido, não resumindo ausência total de Identidade, mas um elo entre o passado e o futuro (apud Erikson, 1968, p. 297).
Os componentes chaves, que formam o estereótipo do caboclo, consistem no meio ambiente amazônico e em seu comportamento econômico. Partindo desse princípio, analisa-se o arquétipo do caboclo, segundo Deborah de Magalhães:


“... O arquétipo[2] do caboclo é composto de traços culturais que distinguem seu modo de vida de uma existência branca e urbana. As características de uma arquitetura distinta, os meios de transporte que usa, seus instrumentos de trabalhos, seu conhecimento, o modo de manejar os recursos da floresta, seus hábitos alimentares, sua religiosidade, mitologia, sistema de parentesco e diversos maneirismos sociais expressam a existência de uma cultura cabocla que é básica para o conceito desse típico amazônida...” (LIMA AYRES, 1999, p.13).


A peculiar maneira de viver ou estilo de vida ligado à floresta resume o caboclo como uma categoria social distinta, classificada como classe amazônica subalterna pelos políticos coloniais iniciais, que inclui no seu bojo, além da referência à população rural e ao estilo de vida, o estereótipo do preguiçoso, indolente, passivo, criativo, desconfiado e pobre (Lima Ayres, 1999).  
A condição de pobreza do caboclo, em relação aos padrões de vida urbanos e internacionais, é também associada às questões de produtividade e desempenho econômico, ou seja, este homem que vive num ambiente rico e diverso deveria explorar materialmente com melhor competência, ao passo que o mesmo contrasta entre um “eldorado” e condições desfavoráveis econômicas e politicamente, desde o período colonial.
O Estereótipo étnico do ameríndio compõe a carga de conseqüência da situação social de pobreza do caboclo que traz a herança cultural indígena consigo, assim Lima Ayres afirma: “... acredita-se em que eles sigam a mesma indisposição que se atribui ao índio para desempenhar trabalhos árduos. Nessa extensão do preconceito, considera-se que os caboclos possuem a característica estereotipada da ociosidade indígena (em oposição ao ideal de produtividade)...” (Lima Ayres,1999, p.14).
A simplicidade das habitações e o pouco poder aquisitivo faz do caboclo o indolente, que em suas condições de vida não é compreendido. Pois, o ambiente amazônico exuberante é imperioso que contradiz a condição da pobreza do caboclo juntamente com as questões raciais, que são julgados preguiçosos e fracassados, sob uma ótica dominante.
Toma-se o conceito de Barth (2000), em que o mesmo define duas noções importantes para a elaboração de um grupo étnico que seja reconhecido sua especificidade, suas expressões e seus direitos. Seria pela auto-atribuição e atribuição. Em outras palavras, como é possível aceitamento (auto-atribuição e atribuição) do caboclo enquanto grupo étnico, se este elemento não se assume enquanto identidade constituída pelo reconhecimento de si próprio?  Ou melhor, ele se enquadra numa categoria social de atribuição pelos outros, sendo assim, é possível que esta identidade não exista ou é invisível num processo de negação, carregando consigo a impessoalidade.
Tem-se no caboclo, segundo Lima Ayres (1999), duas concepções de categorias, uma que fala do outro e, outra categoria representativa socialmente, que é complexa, ambígua e estereotipada. O termo caboclo coloquialmente não é grupo social e nem muito menos étnico. Barth (2000) resume à população rural de agricultores da Amazônia que não é atribuída a um movimento político. Então, a desistência do termo caboclo ligado à identidade rural é pertinente para compreensão que esta identidade não existe, pois trata de uma representação (Lima Ayres, 1999).
A não afirmação do caboclo fundamenta um sentido de aceitação de nomeação, rotulado, contextualmente, na identidade negativa, assim sendo: “o caboclo aquele que não é... é a aceitação da negação (Rodrigues, 2006, p. 123 apud Cardoso de Oliveira, 1972, p. 29). A grande recusa do termo do caboclo vem desta condição de ser marginal, atrasado, que está à margem da modernidade”, o caboclo:


“... Não possuindo os atributos positivos das categorias que o construíram, seria o inverso da identidade nacional, ou seja, aquele que não consegue se integrar à sociedade brasileira, ao mesmo tempo em que procurou apagar os traços da (não) identidade. Daí sua propalada invisibilidade, sua falta de memória, sua história silenciada e sua ausência nas instâncias políticas e sociais mais amplas...” (Rodrigues, 2006, p.123-124).


Afinal quem é o Caboclo? Se este não se constitui enquanto grupo étnico que se estabelece nos limites da simbolização constituída e alicerçada nas diferenças culturais naturalizadoras que definem a pertença a um grupo, caboclo é, então, o sujeito do paralelo, do fora, à parte num processo modernizador, é aquele que não é, para assim transitar na posição da negação pejorativa, para estabelecer a marca da diferença entre a categoria que o discrimina (Rodrigues, 2006). Se, no sentido de definição do caboclo e também de uma cultura cabocla, pode-se extrair as seguintes conclusões:


“.... Podemos também pensar essa categoria como um lugar de representação, ao mesmo tempo um lugar residual e uma fronteira móvel, que avança e recua. Uma cultura cabocla, vista sempre como um lugar residual, não existiria como cultura própria; afirmar-se-ia pela negação; seria então um espaço marcado por um duplo sentido de exclusão: de quem olha e fala do exterior, o caboclo é aquele que está fora da modernidade. De quem olha do interior, e vê o outro como espelho – ao mesmo tempo em que se vê pelos olhos dos outros – o caboclo é aquele que deseja ser o outro de si mesmo...” (RODRIGUES, 2006, p.126).


É possível que o caboclo possa ser a cultura de resistência? Porque dentro desta visão dos limites e fronteiras conceituais, políticas e éticas, o caboclo é que restou de um processo de aniquilamento que não o destruiu e abriu uma lacuna e um espaço de refúgio dentro das outras culturas e modernidade (Bhabha, 1998).
No contexto pós-moderno, Hall (2005) afirma que nasce um peculiar sujeito dentro deste processo:



“... Esse processo produz o sujeito pós-moderno, conceptualizado como não tendo uma identidade fixa, essencial ou permanente. A identidade torna-se uma” celebração móvel “: formada e transformada continuamente em relação às formas pelas quais somos representados ou interpelados nos sistemas culturais que nos rodeiam..... É definida historicamente, e não biologicamente. O sujeito assume identidades diferentes em diferentes momentos, identidades que não são unificadas ao redor de um “eu” coerente. Dentro de nós há identidades contraditórias, empurrando em diferentes direções, de tal modo que nossas identificações estão sendo continuamente deslocadas...” (Hall, 2005, p.12-13).


O caboclo, então, marca esta incógnita dentro das culturas, pois possui um “eu” volátil e relativizado, que não encontra base sólida para se constituir enquanto uma cultura propriamente dita cabocla.
A cultura cabocla tem formas de representações diversas e entre elas estão as lendas; neste artigo tem-se o olhar para a lenda da Cobra Grande e sua relação com a virgem Maria de Nazaré.
Inicialmente faz-se necessário reportar-se à Bíblia, no Velho Testamento, o livro de Gênesis, capítulo 3, versículos 14 e 15, por conta de ali estar o relato do momento do surgimento da mulher e da serpente


“....14. Então, o SENHOR Deus disse à serpente: Visto que isso fizeste, maldita és entre todos os animais domésticos e o és entre todos os animais selváticos; rastejarás sobre o teu ventre e comerás pó todos os dias da tua vida. 15. Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar....”           (A Bíblia Sagrada, Português. Almeida, João Ferreira de. SBB. 1996 Gênesis 3:14,15)


            Entre as interpretações teológicas acerca do texto, existe a corrente protestante (evangélica) que afirma a tese de que o descendente da mulher seria Jesus Cristo, aquele que pisaria a cabeça da serpente, no caso, a serpente seria o próprio Diabo. A outra forma de análise é que a mulher seria a Igreja. Com respeito à frase em negrito é porque relaciona-se o texto de Gênesis com o texto do Novo Testamento, Livro de Efésios, capítulo 1, versículos 17 ao 23.


“17. para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, 18. iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos, 19. e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder; 20. o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, 21. acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir, não só no presente século, mas também no vindouro. 22. E pôs todas as coisas debaixo dos pés, e para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, 23. a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas.”  (A Bíblia Sagrada, Português. Almeida, João Ferreira de. SBB. 1996 Gênesis 3:14,15)


            Nesta relação de Gênesis e Efésios, a idéia é que Jesus, conforme o verso 21, 22 de efésios, assumiu uma posição espiritual sobre todos os poderes, uma vez que o mesmo venceu a serpente e depois estendeu esse poder à Igreja, o seu corpo na terra.
A razão de se tratar sobre interpretações agora, é porque será visto, mais na frente, a construção do surgimento da quarta pessoa divina no cristianismo, dita de quaternidade ou o círculo quadrado, onde se tem a participação da Virgem Maria na trindade e toda a simbologia sendo transferida ao longo do processo de construção da mentalidade religiosa católica em específico, até ser re-significada na memória cabocla amazônica.


“.... Os antigos filósofos da natureza representavam a Trindade — enquanto imaginata in natura (imaginada através da natureza) — como os três asomata, spiritus ou volatilia, ou seja, água, ar e fogo. A quarta parte integrante era o somaton, a terra ou o corpo. Eles simbolizavam esta última por meio da Virgem. desta maneira, acrescentaram o elemento feminino à sua trindade física, criando, assim, a quaternidade ou o círculo quadrado,.... Não há dúvida de que o quarto elemento dos filósofos medievais se referia à terra e à mulher.....Maria subiu ao céu com seu corpo — único ser mortal, cuja alma reuniu-se ao corpo antes da ressurreição universal dos mortos. Nesta representação, como em outras do mesmo estilo, o rei é o Cristo triunfante, em união com sua esposa, a Igreja. Acontece, porém, — e este é o aspecto mais importante —, que Cristo como Deus é também, e ao mesmo tempo, a Trin­dade, que se transforma em quaternidade, com o acréscimo de uma quarta pessoa, a Rainha...... O azul é a cor do manto celeste de Maria. Ela é a terra coberta pelo céu azul...... Na medida em que é matrix, receptáculo e terra, quer dizer, aquilo que contém, ela é, para a intuição alegorizante, o redondo, assinalado pelos quatro pontos cardeais, ou seja, o orbe terrestre com as quatro estações celestes, escabelo da divindade, quadrado da Cidade santa, ou "flor do mar" na qual Cristo se esconde......” (PSICOLOGIA E RELIGIÃO Volume XI/1.CG. Jung. p. 99, 110, 111)


A introdução de uma quarta pessoa divino no cristianismo foi um grande problema para a Idade Média, por um lado e por outro o reconhe­cimento apenas condicional do elemento feminino da terra, do corpo e da matéria que, no entanto, sob a forma do ventre de Maria, "flor do mar" na qual Cristo se esconde, assim ficou inserida a virgem Maria à trindade, pois foi Maria a sede sagrada da divindade e o instrumento imprescindível da obra divina da redenção
            Nas explicações acima tem-se o entender  do processo de transferência do alegorismo da Igreja e Jesus para a Virgem Maria, onde se observa-se neste transferir Maria assumindo o papel de pisar a cabeça da serpente, aqui é importante lembrar a importância  introdução pelo caboclo do lenda  da   cobra grande na Amazônia e busca pela proteção de uma divindade. 


“.... Lá vai a cobra grande humana... É o Círio de Nazaré... A grande serpente humana, a ondular-se, segue da Catedral da Sé para a Basílica de Nazaré. Ali, a grande cobra, não uma lenda, mas a realidade formada por mais de um milhão de pessoas que volteou durante quilômetros, abaixa-se, curva-se, põe-se aos pés da Virgem, da Virgem de Nazaré, Padroeira dos Paraenses.....”  (www.amazonialegal.com.br/noticias)
                       

 












                       
                                              
A boiúna, de mboi, "cobra" e una, "negra", também conhecida como boiaçu, de mboi “cobra” e açu, "grande", portanto, “cobra negra ou cobra-grande” é, segundo Câmara Cascudo, o mais poderoso e complexo dos mitos amazônicos, exercendo ampla influência nas populações às margens do rio Amazonas e seus afluentes.
Há várias lendas sobre cobras: além da Cobra Grande propriamente dita (boiaçu, boiçu, boiguaçu, boioçu, boiuçu, palavras de origem tupi, a significar "cobra grande", que outra não é senão a sucuri, ou “anaconda”, réptil do qual, no arquipélago de Marajó, existem espécies de mais de 10 metros de comprimento), há ainda a Boiúna, a Boitatá e outras menos contadas. (www.pt.fantasia.wikia/ficheiro)
A Cobra Grande apresenta-se como enorme réptil que é capaz de virar até mesmo embarcações de considerável porte, comendo ou levando para o fundo dos rios os passageiros.
A Boiúna (do tupi, "cobra negra"), enorme cobra de cor preta, por possuir os mesmos sortilégios da Cobra Grande é muitas vezes confundida com a mesma. Tal Cobra Negra que diz-se ter dezenas de metros e os olhos como dois grandes faróis.
Existe uma crença de que várias cidades, vilas e povoados amazônicos, estejam situados sobre a morada de uma Cobra Grande, e entre elas está Belém, pois, acredita-se que a mesma fora fundada sobre a casa da enorme Cobra Grande e daí a crença de que, se a Cobra Grande se mexer, Belém estremece e, se a Cobra Grande resolver sair de seu lugar, Belém afundará e com ela todos os paraenses.
Estudo mais profundo do assunto poderia dizer se tal crença não nasceu dos primeiros missionários, que ao chegar em Belém, e, ao ouvir falar de Cobra Grande, a tenham resolvido esmagar, colocando-lhe a cabeça justamente sob os pés de Nossa Senhora, a Virgem Maria, porque, segundo a crença ou a lenda, a Cobra Grande que está sob Belém tem sua cabeça sob o altar da Catedral da Sé e a cauda sob o altar da Basílica de Nazaré. A crença fala em mais duas outras direções para a cauda: uma, indica a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, no bairro da Cidade Velha e a outra, a Igreja de Santo Antônio. Sob o ponto de vista da evolução, do crescimento da cidade de Belém, a versão da cauda sob a Igreja do Carmo é a mais antiga e com a evolução da cidade, sua cauda mudou para ficar em baixo da Igreja de Santo Antônio. Finalmente mudando, ampliando até a Basílica de Nazaré e tornando-se a maior corrente.








                                  Fonte: www.amazonialegal.com.br/noticias

Os missionários, aqui, como em outros lugares, tiveram que adaptar a religião católica à cultura local, a fim de poderem conquistar novos fiéis. Quem sabe, se com isto, não tenham personificado a "boiaçu" dos indígenas, no símbolos do mal, no demônio, e a tenham resolvido esmagar, colocando-lhe a cabeça justamente sob o altar da Catedral da Sé onde fica a imagem de Santa Maria de Belém, por sinal muito parecido à Virgem esmagando a serpente, que era a encarnação do demônio.
A cabeça da cobra sob o altar da Catedral da Sé e a cauda em Nazaré, lembra também o famoso Círio de Nazaré que se inicia na Catedral e termina na Basílica de Nazaré.
Até hoje existem os que crêem na Cobra Grande sob Belém. Durante o tremor de terra ocorrido em Belém na madrugada de 12 de janeiro de 1970, muitas pessoas disseram que era a Cobra Grande que estava se mexendo. A lenda diz que, no dia em que a cobra sair do seu repouso, Belém será tragada pelas águas da Baía de Guajará. (www.amazonialegal.com.br/noticias)
Oficialmente, desde 1986, as festividades de Círio incluem a Romaria Rodo- Fluvial, realizada na sexta feira à tarde, como homenagem dos motoristas de carros e demais veículos, a imagem é levada pelas principais avenidas da cidade e pelas rodovias federais e estaduais até o município vizinho de Ananindeua, pernoitando na catedral local. Já no Sábado de manhã, a imagem é levada através da Baía de Guajará, do trapiche de Icoaraci à escadinha do Cais em Belém, acompanhada por um grande número de embarcações concretizando a homenagem dos pescadores e dos que necessitam dos rios como meio de transportes. Em terra firme inicia-se a homenagem dos motoqueiros que acompanham a imagem até à Basílica, novamente, pelas avenidas da cidade de Belém. Depois destas homenagens, a população se prepara para a Trasladação no sábado à noite. Nesta etapa, a imagem encontrada pelo caboclo Plácido, sai da guarda da capela do colégio Gentil Bittencourt e inicia uma procissão acompanhada por milhares de pessoas que cumprem promessas entoando rezando e ladainhas portando velas acessas fazendo o trajeto inverso do Círio que se realiza na manhã do 2. º domingo de outubro.Que simbolicamente é a representação da lenda, onde a Santa ao ser conduzida para longe das margens do igarapé sempre retornava ao seu lugar original.
O Círio de Nazaré no início se fazia da cidade para o interior, uma vez que Belém, na época, século XVIII, era ainda um núcleo reduzido. Posteriormente, essa mobilização passou a ser feita do interior para a cidade, pois os romeiros deslocam-se de todas as áreas da região para vivenciar os dias da festa. Para Moreira (1971) o efeito simbólico desse movimento proporcionado pelo Círio atuaria como "força aglutinadora" de populações que se espalhavam pela região e tendo como função a fixação de "certos padrões de comportamento coletivo" (Moreira,1971, p. 16). Nesse sentido é que a Festa de Nazaré constitui um marco essencial do que culturalmente é importante para um modo de vida regional. A atualização do mito, além de ressaltar esses padrões, põe em destaque as instâncias de identificação regional: a Festa de Nazaré é uma festa dos paraenses, intrinsecamente regional, e assim é percebida e realizada. Reflete os desejos e anseios de uma população que se orgulha do compartilhamento de valores comuns, sejam eles efetivos, desejados ou idealizados, essencializados na condição humilde daquele que achou a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, "pobre e mestiço" (Moreira, 1971, p. 13) e seus continuadores. Por isso mesmo é que os paraenses, nas mais diversas cidades do Brasil, realizam o seu Círio no segundo domingo de outubro: seja no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Recife etc. O Círio é reproduzido e os valores regionais compartilhados da mesma forma sejam na procissão, nos pequenos arraiais montados ou na venda e consumo de comidas paraenses.
O Círio de Nazaré em Belém é como o grande estuário para onde correm os afluentes festivos das localidades do interior do Estado do Pará, as quais realizam os seus Círios e homenageiam seus padroeiros.

CONCLUSÃO

O Círio promove alguns dias de reflexão sobre o significado da identidade cabocla, pensando sobre as raízes que definem a identidade paraense enquanto indivíduos únicos num ambiente cultural diverso, ou seja, em meio a toda a pluralização da festa do Círio.
O significado da identidade cabocla constitui-se em um campo de trabalho de pesquisa histórica que precisa ser muito mais aprofundada, evidenciando diversas características regionais que fazem parte da cultura amazônica, que passam pelos seus elementos, simbologias e significados, circularidade, identidade negada, assumida e representada.
O estereótipo criado acerca do homem caboclo revela uma má compreensão da sua dinâmica social cotidiana no aspecto do significado das práticas culturais. Então, para haver tal compreensão, é preciso refletir hermeneuticamente, contextualizando-se com o ambiente social caboclo.
A análise das fontes possibilitou uma percepção dos embates, resistências e construções culturais sobre os diversos sujeitos na Amazônia, ligados a questão do Círio de Nazaré, que ao mesmo tempo negam e afirmam sua identidade enquanto caboclo.
A desconstrução dos “fardos” estereótipos caboclos  é importante para se marcar a diferença num contexto mais amplo e geral de caráter nacional, repensando o olhar negativo sobre o caboclo, através da construção histórico memorativa, exaltando as origens e raízes culturais amazônicas.
Sabe-se que a construção do processo de identificação do sujeito contemporâneo está respectivamente ligada às identidades culturais com que este mesmo se relaciona pela questão da coletividade.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALVES, Isidoro, O carnaval Devoto : Um estudo sobre a Festa de Nazaré, Belém
Petrópolis Ed. Vozes 1980.

AZZAN JÚNIOR, Celso. Antropologia e interpretação: explicação e compreensão nas antropologias de Lévi-Strauss e Geertz. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1993.

BARTH, Fredrik. Os grupos étnicos e suas fronteiras. In: O guru, iniciador e outras variações antropológicas. (Org). Tomke Lask. Rio de Janeiro: Contracapa. [1969], 2000.

BHABHA, Homi. O local da Cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.

BURKE, Peter. Hibridismo Cultural. São Leopoldo, RS: Editora UNISINOS, 2003.

____________. Testemunha ocular. História e imagem. Bauru-SP: EDUSC, 2004.

CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto .O eu, suas identidades e o mundo moral.In: Anuário Antropológico/99. Rio de Janeiro: ED. Tempo Brasileiro, 2002. p. 11-25.

CAMARA CASCUDO, Luis da – Dicionário do folclore Brasileiro. Rio de Janeiro. Ed
Ouro.
CORRADI, Analaura. Círio de Nossa Senhora de Nazaré a divulgação com a grandeza da fé. In IV Conferência de Folk Comunicação, Campo Grande –MS, 2001.

_______. Identidade, Etnia e Estrutura Social. São Paulo: Editora Pioneira, 1976.

COSTA PEREIRA, José Veríssimo da. Caboclo Amazônico. In: Tipos e Aspectos do Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 1975. p. 12-5.

DA MATA, Roberto. Digressão: A fábula das três raças ou o problema do racismo à brasileira. In: Relativizando. Ed. Rocco 1990. p. 58-85.

ERIKSON, E. Identy, Youth and Crisis. Nova Iorque: W. W. Norton & Co. Inc, 1968.

FIGUEIREDO, Aldrin Moura. A cidade dos encantados: pajelanças feitiçarias e religiões afro-brasileiras, 1870-1950. Belém-pa:1999.

GIDDENS, A. A Constituição da Sociedade. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora, 1989.

GANDINI, R. P. C. Tecnocracia, capitalismo e educação em Anísio Teixeira (1930 – 1935). Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1980. 
GEERTZ, Clifford. A interpretação das Culturas, Rio de Janeiro: LTC, 1989.

HENRIQUE, Márcio Couto. A Pátria como madrasta: raça, parentesco e identidade em Couto de Magalhães. In: Faces da História da Amazônia. NEVES, Fernando Arthur (org). Belém: Paka -Tatu, 2006.p.421-454

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. São Paulo: DP & A editora, 2005.

HALLOWELL, A. I. Culture and Experience. Philadelphia: Universaty of Pennsylvania Press, 1955. 

JACOMELI, Mara Regina Martins. Políticas para o currículo da educação fundamental: A pluralidade cultural em tempos de globalização. In: História, cultura e educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

LIMA AYRES, Deborah de Magalhães. A construção histórica da categoria caboclo. Sobre estruturas e representações sociais no meio rural. In: Novos Cadernos NAEA, vol 2, n° 2, UFPA. 1999. p.5 - 31.

MOREIRA, Eidorfe. Visão geo-social do Círio. Belém, Gráfica Universitária, 1971.

MEDNICOFF, Elizabeth. Dossiê Jung. São Paulo: Universo dos Livros, 2008.

MAUÉS, R. Heraldo. Padres, pajés, santos e festas: catolicismo popular e controle
eclesiástico. Belém, Cejup, 1995.

MAGALHÃES, José Vieira Couto de. O Selvagem. São Paulo: Cia. ed. Nacional, 1940.

PARKER, Eugene P. (ed). The Amazon caboclo – Historiacal and Contemporary Perspectives. Virginia: Studies in Third World Societies Publication no. 32, 1985, pp XII-LI: The Amazon caboclo: an Introduction and Overview.

ROCQUE, Carlos. História geral de Belém do Grão- Pará. Belém-PA: Distribel, 2001. 

RODRIGUES, Carmen Izabel. “Caboclos na Amazônia: a identidade na diferença”. In: Novos Cadernos NAEA v. 9, n. 1, UFPA, jun. 2006, p. 119-130.

RIBEIRO, Darcy. Os Índios e a civilização. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira. 1970.

RIVIÈRE, Peter. The forgotten Frontier – Ranchers of Northern Brazil. Case studies in cultural Anthopology. New York: Holt, Rinechart & Winston, 1972.

SOUZA SANTOS, Boaventura. Modernidade, identidade e a cultura de fronteira. Pela mão de Alice. O social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 2001, p. 135-157.

SÖKEFELD, M. Debating Self, Identy, and Culture in Anthropology. Current Anthropology 40 (4), 1999.p. 417-447

SKIDMORE, Thomas E. Preto no Branco: Raça e Nacionalidade no Pensamento Brasileiro; Tradução de Raul de Sá Barbosa. Rio de Janeiro: Paz e Terra 1976.

KUPER, Adam. Cultura: a visão dos antropólogos. Tradução Mirtis Frange de Oliveira Pinheiros – Bauru, SP: EDUSC; 2002. p. 287-311.

WAGLEY, Charles. Amazon Town, A Study of Man in the Tropics. London, Oxford and New York: Oxford University Press, 1976 (publicado originalmente em 1953).

White, Leslie. “Os Símbolos e o comportamento humano” In: F.H. Cardoso & O. Ianni (orgs.), Homem e Sociedade: leituras básicas de sociologia geral. SP: Editora Nacional, 1971. p. 180 -192.

VIANA, Larissa. Democracia racial e cultura popular: debates em torno da pluralidade cultural. In: Ensino de história: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.p. 103 -115.





[1]Licenciado em História (UVA), Bacharel em Teologia com Habilitação em Educação (FATEBE), Pós-Graduando em Ensino da História do Brasil (FACULDADE IPIRANGA) 
[2] [Do gr. archétypon, "modelo", "padrão".] Termo proposto em 1919 por Carl G. Jung, psicólogo e psicanalista suíço (1875-1961), para designar o conjunto de imagens psíquicas do inconsciente colectivo que são património comum de toda a humanidade: "São sistemas de prontidão para a acção e, ao mesmo tempo, imagens e emoções. São herdados junto com a estrutura cerebral - constituem de facto o seu aspecto psíquico. Por um lado, representam um poderoso conservadorismo instintivo e são, por outrolado, os meios mais eficazes que se pode imaginar de adaptação instintiva." (Mind and Earth, The Collected Works, vol.10, 53).

Um comentário:

  1. Blackjack online - Jammy Hub
    Blackjack online - Jammy Hub.com 파주 출장마사지 has it all! We're excited to bring you our all-new 진주 출장안마 and authentic casino table game 강원도 출장샵 that combines 광주광역 출장샵 the 양산 출장샵

    ResponderExcluir